Curiosidades sobre o Safira

Curiosidades sobre o Safira

ORIGEM

O nome Safira vem do Árabe “safir” que significa pedra preciosa.

A Safira é uma variação do Óxido de alumínio, sua origem se dá através de um mineral chamado Corídon, que pode ter outras variações, as mais famosas são o Rubi, a Esmeralda e a Safira.

COLORAÇÃO

Apesar da mais conhecida ser a tonalidade azul, a Safira pode apresentar traços em preto, cinza, verde e amarelo.

SIGNIFICADO

Conhecida desde a antiguidade como a pedra da sabedoria, poder mental e crescimento profissional. Acreditam que a gema pode fortalecer a mente, equilibrar as emoções, promover a prosperidade e atrair boas energias.

Sua energia pode estimular a evolução espiritual e afastar os pensamentos negativos.

TRATAMENTOS

Alguns tratamentos alternativos utilizam a Safira para auxiliar no processo de cura de doenças que desestabilizam o organismo. Há relatos que a gema foi utilizada em experimentos médicos para tratamento da peste e na cura de tumores.

MINERAÇÃO

As maiores e melhores jazidas de Safira ficam localizadas no Sri-Lanka, Vietnã e Tanzânia.

MAIOR DO MUNDO

A maior Safira Azul foi descoberta em uma mina em Ratnapura no Sri-Lanka. A pedra tinha 1.404,49 quilates, aproximadamente 280 gramas.

O valor estimado da gema é de 100 milhões de dólares, cerca de 400 milhões de reais. O Sri-Lanka movimenta cerca de 103 milhões de dólares por ano só na exportação de pedras preciosas.

VALOR DE MERCADO

O valor de uma pedra preciosa em particular depende de quatro fatores: tamanho, cor, pureza, lapidação.

A Safira é a 4ª pedra mais valiosa atualmente, podendo chegar a custar 12.000 dólares um quilate, ficando atrás apenas para o diamante, a turmalina e o rubi.

 

Não Há Comentários

Faça um comentário